-
Arquitetos: R21 Arkitekter
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mariela Apollonio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolve o desenho e a construção de 12 casas geminadas de dois andares localizadas na divisa entre uma área rural e uma zona dominada por casas unifamiliares.
Cada unidade consiste em uma seção de dois andares e uma seção de um andar. O layout em forma de "L" e a rotação das unidades, combinados com a repetição do mesmo desenho, geram as entradas e os espaços externos. Estes são criados por meio da articulação entre fachadas sólidas e abertas, alcançando uma sensação de privacidade sem sacrificar a abertura espacial. Respeitando a rua perimetral ao redor do terreno, os volumes são cuidadosamente posicionados, levando em conta as condições de luz e priorizando as vistas do ambiente ao redor.
O projeto inclui duas tipologias de habitação. Em seis unidades, a garagem é integrada à casa, enquanto nas outras seis, o estacionamento é organizado coletivamente. Em ambas as tipologias, as zonas diurnas estão localizadas no térreo, e as zonas noturnas estão no andar superior, onde o layout é flexível para acomodar até quatro quartos. O último quarto, projetado como uma área de estar, conecta-se ao terraço, que está posicionado um nível abaixo do restante da casa, permitindo uma relação direta com o exterior. Para aproveitar ao máximo a luz solar nos terraços e áreas externas, o agrupamento de volumes é projetado para que o lado inferior do telhado da unidade vizinha se alinhe com o terraço da casa.
A estrutura das casas é resolvida com um sistema de construção pré-fabricada de madeira. O térreo utiliza tábuas largas, enquanto o andar superior utiliza tábuas mais estreitas, ambas em tons de verde. Acabamentos em metal e uma cobertura com telhas vermelhas completam a composição, reinterpretando a paleta de cores das fazendas rurais circundantes.